segunda-feira, setembro 24, 2007

Mark Ecko




Arrematar objetos em leilões por preços exorbitantes e depois fazer algo inusitado com eles é uma estratégia de guerrilha um tanto quanto comum. Não consigo puxar nenhum exemplo específico na memória agora (dêem um desconto, é sexta e faltam 15 minutos para a alforria), mas se não me engano o Golden Palace volta e meia aplica uma jogada dessas. A sacada está em conseguir equilibrar o quanto você vai gastar comprando o objeto com o retorno em boca-a-boca e mídia espontânea que seja lá o que você for fazer com a relíquia vá te dar.

A grife de roupas do grafiteiro Marc Ecko (lembram da pichação do Air Force One?) teve a manha de enxergar uma oportunidade. Arrematou por 750 mil dólares a bola do home-run número 756 do jogador Barry Bonds. O que acontece é que esse recorde é altamente polêmico, visto que o jogador está envolvido em um escândalo de dopping. Essa é a receita do buzz número 1: jogue gasolina em uma fogueira já existente, é mais fácil do que criar o seu próprio fogo esfregando dois palitinhos e ver ele ir pegando aos poucos. Agora a galera pode votar no que deve ser feito com a bola: (a) ser doada para o hall da fama, (b) ser marcada com um asterisco explicando que o feito foi alcançado de maneira controversa e doada para o hall da fama ou (c) ser catapultada para o espaço, onde será esquecida junto com este recorde ilegítimo.

Ou seja, Marc Ecko conseguiu puxar para os seus domínios a discussões de boteco em torno do recorde polêmico. Qualquer fanático por baseball tem sua opinião e vai ser forçado a ir lá no site dar o seu pitaco. Até o momento já são quase 10 milhões.

Veja o video da pichação no Air Force One

Nenhum comentário: