quinta-feira, maio 10, 2007

Comentários Lost S03E20

From Dude





Comentários do episódio 3x20 "The Man Behind the Curtain"







"É meio difícil celebrar no dia em que você matou sua mãe!"

Que frase forte, cruel e arrebatadora. Que dor maior um filho poderia sentir do que a de ser rejeitado injustamente pelo seu próprio pai? Benjamin Linus, aquele que adoramos odiar sentiu isso na pele e mais uma vez Lost explora a questão dos problemas paternos já tão evidenciados nas vidas de Jack, Locke, Kate, Sawyer, Walt, Hurley e por aí vai. Os choques decorrentes dessas relações conturbadas e por consequência os traumas gerados, ajudaram em diferentes escalas a definir para o bem e para o mal, a personalidade de cada um desses personagens. E confesso que depois de ver este excepcional "The Man Behind the Curtain", fiquei convencido de que Ben teve sim justificadas as razões que o tornaram quem ele é, um sujeito absolutamente frio e extremamente manipulador que passou boa parte de sua vida convivendo com o fracasso, a indiferença e o desprezo de seu pai pelo menos até o dia em que a Ilha (ou seria melhor chamá-la de Jacob) começou a se manifestar a ele...

Ah mas pera aí, quer dizer então que a Ilha é o Jacob? Bem, posso estar redondamente enganado mas é essa a percepção mais clara que me vém à cabeça agora, afinal, depois de sermos levados a crer que ELE era um simples 'amigo imaginário' de Ben, tivemos efetivamente provas e manifestações de que há sim um ser ou uma entidade viva que se confunde com a própria Ilha. É uma viagem das mais interessantes essa que a série nos convida mais uma vez a embarcar, mas adorei o convite e aceitei prontamente, pois ela não apenas alavanca ainda mais meu interesse nos mistérios, como transmite um senso de importância ainda maior a personagens como Ben e claro, John Locke.

Esse 20º episódio certamente esclareceu muita coisa mas não tudo, afinal ainda temos que saber qual é o papel dos De Groots nessa história por exemplo, mas é fato que fomos brindados com várias informações sobre a origem dos Outros como os conhecemos e sua relação conturbada com a Dharma original que como mostrado (e dito) falhou em estabelecer uma convivência harmoniosa com os nativos da Ilha, o que culminou na tal purgação que ocorreu em grande parte pela ação do próprio Ben.

Várias pequenas e importantes dicas foram dadas no episódio tais como a de que os sussurros ouvidos na floresta desde o início da série devem-se aos nativos ou à própria manifestação da Ilha, ou ainda de que pelo que parece, esses mesmos nativos não envelhecem na mesma velocidade que aqueles vindos de fora (Richard Alpert continua praticamente o mesmo desde a época de seu primeiro encontro com Ben ainda garoto). Essa última principalmente vai deixar muita gente (inclusive eu) com a pulga atrás da orelha por muito tempo e ao mesmo tempo vai ajudar a corroborar a teoria de que o tempo na Ilha é efetivamente diferenciado pelo menos para alguns. Aliás viria daí a explicação que darão para o rápido crescimento de Walt, como há muito se especula?

Impressionante como esse episódio foi perfeito do início ao fim não? Revelações, respostas, choques, novas dúvidas e atuações mais que inspiradas da dupla Terry O'Quinn e Michael Emerson e uma menção honrosa ao jovem Sterling Beaumon que fez o Ben ainda garoto. Tivemos até homenagem à Arquivo X na brilhante e assustadora cena da cabana de Jacob (ou vai dizer que aquilo não te lembrou dos melhores episódios daquela série?) e até mesmo com o Horace feito pelo ator Doug Hutchison que imortalizou um dos melhores personagens 'monstros da semana' de Arquivo X fazendo Eugene Tooms. Enfim, as cortinas se abrem para o final da temporada e a revelação - ainda que rápida - de que Jack já sabia de todo o plano de Juliet e está planejando um contra-ataque, promete fortes emoções para as 2 próximas semanas. Será que o Dr. vai resgatar a confiança dos losties e derrubar os Outros? E Locke, será que morre? D U V I D O muito e aposto todas as fichas de que o tiro que ele tomou, aliado ao fato de que ele ouviu o 'pedido de socorro' de Jacob é seu derradeiro teste de fé que vai definitivamente conectá-lo à Ilha, que afinal como nunca é demais lembrar, é linda nas palavras do próprio Locke que a "viu" ainda na 1ª temporada.

"The Man Behind the Curtain" entra sem qualquer dúvida no top 3 de melhores episódios da história da série, e prova mais uma vez que Lost é sim a série mais relevante e fantástica da tv atual.

UPDATE!!!!





Não entendeu a foto acima (clique na imagem)? Pois eu explico. Não demorou nem 1 hora e a prova de que Jacob apareceu sim neste episódio veio, e quem descobriu foi o espertíssimo Jon Lachonis do Buddytv que captou o exato frame em que vemos a silhueta do agora ainda mais misterioso Jacob que certamente não é alguém que já vimos antes na série (ou é?). Assustado com o poder do cara? Pois é, eu também, afinal como vimos no episódio, embora Locke o tenha escutado, ele não o viu de fato (ainda).

Por Davi Garcia

Marcadores: ,






Postado por Dude! We are Lost!
11:54 PM


-----------------------------------------------------



Nenhum comentário: