Comentários do episódio 3x20 "The Man Behind the Curtain"
Marcadores: Comentários de episódios, The Man Behind The Curtain
Que frase forte, cruel e arrebatadora. Que dor maior um filho poderia sentir do que a de ser rejeitado injustamente pelo seu próprio pai? Benjamin Linus, aquele que adoramos odiar sentiu isso na pele e mais uma vez Lost explora a questão dos problemas paternos já tão evidenciados nas vidas de Jack, Locke, Kate, Sawyer, Walt, Hurley e por aí vai. Os choques decorrentes dessas relações conturbadas e por consequência os traumas gerados, ajudaram em diferentes escalas a definir para o bem e para o mal, a personalidade de cada um desses personagens. E confesso que depois de ver este excepcional "The Man Behind the Curtain", fiquei convencido de que Ben teve sim justificadas as razões que o tornaram quem ele é, um sujeito absolutamente frio e extremamente manipulador que passou boa parte de sua vida convivendo com o fracasso, a indiferença e o desprezo de seu pai pelo menos até o dia em que a Ilha (ou seria melhor chamá-la de Jacob) começou a se manifestar a ele...
Ah mas pera aí, quer dizer então que a Ilha é o Jacob? Bem, posso estar redondamente enganado mas é essa a percepção mais clara que me vém à cabeça agora, afinal, depois de sermos levados a crer que ELE era um simples 'amigo imaginário' de Ben, tivemos efetivamente provas e manifestações de que há sim um ser ou uma entidade viva que se confunde com a própria Ilha. É uma viagem das mais interessantes essa que a série nos convida mais uma vez a embarcar, mas adorei o convite e aceitei prontamente, pois ela não apenas alavanca ainda mais meu interesse nos mistérios, como transmite um senso de importância ainda maior a personagens como Ben e claro, John Locke.
Esse 20º episódio certamente esclareceu muita coisa mas não tudo, afinal ainda temos que saber qual é o papel dos De Groots nessa história por exemplo, mas é fato que fomos brindados com várias informações sobre a origem dos Outros como os conhecemos e sua relação conturbada com a Dharma original que como mostrado (e dito) falhou em estabelecer uma convivência harmoniosa com os nativos da Ilha, o que culminou na tal purgação que ocorreu em grande parte pela ação do próprio Ben.
Várias pequenas e importantes dicas foram dadas no episódio tais como a de que os sussurros ouvidos na floresta desde o início da série devem-se aos nativos ou à própria manifestação da Ilha, ou ainda de que pelo que parece, esses mesmos nativos não envelhecem na mesma velocidade que aqueles vindos de fora (Richard Alpert continua praticamente o mesmo desde a época de seu primeiro encontro com Ben ainda garoto). Essa última principalmente vai deixar muita gente (inclusive eu) com a pulga atrás da orelha por muito tempo e ao mesmo tempo vai ajudar a corroborar a teoria de que o tempo na Ilha é efetivamente diferenciado pelo menos para alguns. Aliás viria daí a explicação que darão para o rápido crescimento de Walt, como há muito se especula?
Impressionante como esse episódio foi perfeito do início ao fim não? Revelações, respostas, choques, novas dúvidas e atuações mais que inspiradas da dupla Terry O'Quinn e Michael Emerson e uma menção honrosa ao jovem Sterling Beaumon que fez o Ben ainda garoto. Tivemos até homenagem à Arquivo X na brilhante e assustadora cena da cabana de Jacob (ou vai dizer que aquilo não te lembrou dos melhores episódios daquela série?) e até mesmo com o Horace feito pelo ator Doug Hutchison que imortalizou um dos melhores personagens 'monstros da semana' de Arquivo X fazendo Eugene Tooms. Enfim, as cortinas se abrem para o final da temporada e a revelação - ainda que rápida - de que Jack já sabia de todo o plano de Juliet e está planejando um contra-ataque, promete fortes emoções para as 2 próximas semanas. Será que o Dr. vai resgatar a confiança dos losties e derrubar os Outros? E Locke, será que morre? D U V I D O muito e aposto todas as fichas de que o tiro que ele tomou, aliado ao fato de que ele ouviu o 'pedido de socorro' de Jacob é seu derradeiro teste de fé que vai definitivamente conectá-lo à Ilha, que afinal como nunca é demais lembrar, é linda nas palavras do próprio Locke que a "viu" ainda na 1ª temporada.
"The Man Behind the Curtain" entra sem qualquer dúvida no top 3 de melhores episódios da história da série, e prova mais uma vez que Lost é sim a série mais relevante e fantástica da tv atual.
Não entendeu a foto acima (clique na imagem)? Pois eu explico. Não demorou nem 1 hora e a prova de que Jacob apareceu sim neste episódio veio, e quem descobriu foi o espertíssimo Jon Lachonis do Buddytv que captou o exato frame em que vemos a silhueta do agora ainda mais misterioso Jacob que certamente não é alguém que já vimos antes na série (ou é?). Assustado com o poder do cara? Pois é, eu também, afinal como vimos no episódio, embora Locke o tenha escutado, ele não o viu de fato (ainda).
Por Davi Garcia
11:54 PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário