Agora é oficial. Lost termina sua história na tv em 2010. Segundo matéria publicada hoje de autoria do jornalista Gary Levin no conceituado jornal USA Today, a ABC confirmou que a série terá mais 3 temporadas de 16 episódios.
Ao longo do dia atualizaremos este post, mas por enquanto...
Em um movimento extremamente incomum, a rede de tv ABC anunciou planos hoje de encerrar a série depois de 3 temporadas mais curtas de 16 episódios cada. Os episódios vão ser exibidos de forma contínua, de fevereiro a maio."
Satisfeito, chateado por ter que esperar mais tempo ou tá com saudade desde já?
*-*-*-*-*-*
Um mistério solucionado: Lost termina em 2010
Por Gary Levin para o USA Today
Em um movimento extremamente incomum, a rede de tv ABC anunciou planos hoje de terminar a série depois de mais 3 temporadas mais curtas de 16 episódios cada. Estes episódios serão exibidos de forma contínua sem repetições de fevereiro a maio (em 2008, 2009 e finalmente 2010).
O passo marcante da ABC, é uma resposta aos produtores da série que queriam estabelecer uma linha final para planejar melhor a trama de mistérios dos sobreviventes do acidente de avião, e serve também para acalmar os fãs que estão frustrados por acharem que a série está prolongando seu caminho até uma conclusão.
“Entre os fãs havia a estranha sensação de que eles estava investindo em uma série que é complicada sem que se saiba para onde ela irá levá-los”, disse o co-criador Damon Lindelof em uma entrevista exclusiva. “Desde o início, os fãs e mesm oos críticos têm dito, ‘Vocês estão criando a história à medida em que ela flui?’ o que era uma pergunta bastante legítima”.
Agora, com um final estabelecido ainda longe pela frente, Lindelof diz que ele e o produtor executivo Carlton Cuse tem “planos específicos para terminar as duas próximas temporadas” e promete que com a resposta que será dada no final da atual temporada no dia 23 de maio, a audiência “vai começar a ter uma idéia do que será esse plano, e que isso não vai ser tudo o que eles esperam”.
A gravação do final da série foi finalizada sábado passado no Havaí, um dia depois Lindelof e Cuse assinaram novos contratos que os manterão trabalhando em Lost exclusivamente por mais 3 anos. Com mais 48 episódios pela frente, a série vai ter (ao final da atual temporada) completado 60% das planejadas 6 temporadas.
“É algo praticamente sem precedents dentre as redes de tv anunciar o final de uma série com tanta antecedência”, disse Cuse.
O presidente da ABC Entertainment Steve McPherson disse que o incomum acordo de longo prazo é uma “situação única” que ele dificilmente repetiria para outras séries. “Essa é uma das melhores séries da história”, disse ele. “Ela tem uma narrativa brilhante, um incrível trabalho de personagens, e vai além de tudo o que está no ar agora”.
Com Desperate Houswives, Lost re-energizou a ABC no 2º semestre de 2004 e se tornou uma das séries top 10. Mas depois de 2 mudanças de horário, interrupções que contaram com reprises e um mistério que desafiou a paciência de alguns fãs, Lost perdeu um pouco a força. Os índices de audiência estão cerca de 14% mais baixos nesta temporada, embora Lost ainda apareça muito bem na lista dos programas mais gravados em aparelhos de gravação doméstica (Tivo e etc.).
McPherson concorda que ter dividido a atual temporada em duas “não foi a melhor solução para a série”, e diz que a rede de tv também está discutindo um retorno para um horário mais cedo que atraia mais audiência familiar.
Temporadas menores vão permitir tramas mais bem construídas e “farão com que sejam verdadeiros eventos”, Lindelof diz. “Não teremos que fazer episódios onde as pessoas ficam na praia olhando o mar e perguntando o que acontece em seguida”.
Será que Lost vai correr o risco de perder o interesse dos fãs com uma ausência de 8 meses? “As pessoas esperam mais do que 8 meses pelos próximos livros e filmes de Harry Potter e não parecem perder o interesse”, Cuse disse. “Temos fé na nossa audiência, que sabendo quanto falta para a história terminar, vai continuar conosco no resto da jornada”.
Mas Lindelof diz, “os últimos 5 minutos do final desta temporada vão selar nosso destino”.
Como eu havia dito mais cedo, a sensação de saber que a melhor série da tv já tem um fim marcado deixa um certo vazio antecipado no ar, afinal será que alguém vai conseguir criar algo tão fantástico e envolvente quanto Lost depois que ela terminar? Acho difícil, mas não impossível pois como já dizia aquele velho e batido clichê, 'não há limites para a criatividade humana'.
Mas focando-me em Lost, ao ler as reações de quem acompanha a série, percebi logo de cara uma divisão bastante equilibrada entre os que gostaram e os que não aprovaram o anúncio. Dentre os que gostaram, o principal ponto levantado e com o qual eu concordo plenamente, é o de que o planejamento vai poder ser inteiramente feito em cima do que ainda querem explorar na trama e claro, nas respostas que serão dadas aos mistérios. A mensagem mais clara talvez, tenha sido dada pelos próprios produtores ao afirmarem que não teremos mais os chamados episódios fillers, e que cada uma das 3 temporadas de 16 episódios funcionarão como verdadeiros eventos, dignos dos grandes filmes de Hollywood. Seria ingenuidade acreditar no que eles dizem? Talvez, mas devo confessar que confio nessas palavras por sentir que os caras tem sim um cuidado muito especial com que o que produzem e querem fazer bem feito.
Já aqueles que não gostaram de saber que ainda terão que esperar mais 3 anos para descobrir o que se passa naquela Ilha de trocentos mistérios, a reação é também compreensível, mas a interpreto como consequência da alta ansiedade por respostas imediatas para tudo. Muitos dizem que a decisão foi tomada para nos enrolar mais e faturar mais alguns milhões de dólares com vendas de direitos de exibição e dvd's, mas vale lembrar que por enxergarem Lost como um produto de alta qualidade e rentabilidade, é racional que os executivos do canal detentor da série queiram prolongar sua vida na tv. Não vejo mal algum nisso, até porque eles atenderam o que queriam os criadores/produtores da série, ou seja, mais 40 e poucos episódios para terminar a história como a imaginaram em 2004. Se foram espertos em dividir 48 episódios em 3 temporadas? Claro que sim, mas antes de ter respeito ao público, vale lembrar que entretenimento para eles é também um negócio, e dos mais lucrativos, portanto não dá para criticar sem pensar.
O fato é que gostando ou não da notícia, temos 40% da série pela frente e muita coisa para acontecer naquela Ilha, portanto curtamos a viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário